segunda-feira, janeiro 04, 2010

Curiosidades sobre Lion Man 2



Há um tempo atrás fiz uma postagem sobre curiosidades do tokusatsu Lion Man, e sobre alguns mistérios que ocorreram na série.

Para complementar resolvi postar uma segunda parte, que aborda principalmente a substituição de Koji Tonohiro por Fukushima no papel de Tora Jônosuke, alter ego de Tiger Joe.

Confira agora no texto escrito por Michel Matsuda (Universo Otaku):


TRAGÉDIA EM LION MAN


Koji Tonohiro (1947-1972)

Uma terrível tragédia abalaria as gravações da série Kaiketsu Lionmaru (Lionman, na versão brasileira). O jovem ator Kôji Tonohiro, 25 anos, intérprete do rival Jônosuke Tora (Tiger Joe), viria a falecer durante as filmagens na locação de Hikone, província de Shiga. E uma morte de forma totalmente estúpida. Numa das raras oportunidades, Kôji e Tetsuya Ushio (intérprete do Dan Shishimaru/Lionmaru) estavam bebendo sakê na hospedaria da locação. Depois de esvaziarem mais de 10 garrafas, Tetsuya se retirou, pois tinha gravação no dia seguinte. Como Kôji estaria de folga, continuou enchendo a cara até altas horas da noite, junto com o pessoal do staff. Já bêbado, ao procurar pelo banheiro, Kôji entrou num corredor escuro, acabou tropeçando e caiu sobre a porta-corrediça de vidro da banheira. Ele sofreu um corte profundo no abdômen e acabou falecendo devido a perda de sangue. Avisado do incidente, Souji Ushio (criador da série) foi correndo ao local, assim como a noiva de Kôji. Tonohiro atuou do episódio 27 ao 41, sendo substituído pelo ator Tomotake Fukushima, do episódio 42 ao 53. Fukushima ainda apareceria na série seguinte, Fûun Lionmaru, como Tiger Joe Jr. Por irônia do destino, Tiger Joe estava previsto para ficar até o episódio 30, mas com a popularidade ascendente do personagem, que chegava até a ofuscar o herói, o produtor da Fuji TV, Kôji Bessho, pediu para que ele se tornasse fixo.



Koji Tonohiro como Jônosuke Tora

Aproveitando o tópico, mais algumas curiosidades sobre a criação da série:

DE LION MAN PARA LION MARU


Jaguarman - filme piloto

Com o sucesso garantido da série Spectroman, uma nova série começou a ser planejada pela P-Production, já no final de 1971. A base seria o filme piloto “Jaguarman”, um projeto de série de TV da mesma P-Production, que acabou não vingando em 1967. Seguindo os moldes de um herói com características felinas, surgia Lionman, que se passaria em 1480, na Era Muromachi, e contaria a história de um jovem que buscava vingança contra “Dai Maoh”, pela morte de seu mestre. Após algumas mudanças no conceito, mudaram a época para um pouco mais adiante, durante o período da Guerra Cívil (Sengoku Jidai), e o título da série, para Kaiketsu Lionmaru (Heróico Lionmaru). Por mera coincidência, Lionman acabou sendo o título adotado no Brasil. A princípio, Lionman se passaria nos dias atuais, idéia que acabou sendo utilizada na série Lionmaru G. Para buscar um diferencial com outras obras, a época foi mudada a pedido da Fuji TV. Passado o audition para a seleção do herói, Tetsuya Ushio teve que aprender em cinco dias a montar cavalo, e além disso, para compor o Hikari-maru, foi utilizado um cavalo de corrida! Ele, que nunca teve intimidade com cavalos, anos mais tarde, em 1987, viria a se tornar o primeiro apresentador do programa de Jockey, Super Keiba. Estreado a série, Tetsuya passou a se dar muito bem com o elenco, principalmente com a Akiko Kujô, intérprete da Saori. Tanto é que, depois do seriado eles se casaram... E ele ainda mantém contato com o Tomotake Fukushima (Tiger Joe), que é dono de uma pensão em Nagano.

Fonte: Uchusen Vol.123

Por: Michel Matsuda


Tomotake (ou Yoshitaka?) Fukushima


Obs: Michel, em seu texto, chama Fukushima pelo nome de Tomotake ao invés de Yoshitaka (como em alguns sites estrangeiros), pois acredita ser esta a leitura correta devido a ter encontrado no Google o nome de uma pessoa com os mesmos kanjis e com essa pronuncia.

Primeira parte de Curiosidades sobre Lion Man, aqui.

Nenhum comentário:

Parceiros Destaques

Flávio Soares - Desenhos

Insector Sun - Site Oficial

KN78 Fansub

Visitantes