Após o término de Spiderman (Homem-Aranha), a parceria entre a Toei e a Marvel prosseguiu na produção das séries BATTLE FEVER J, Denji Sentai DENZIMAN e Tayou Sentai SUN VULCAN, que acabou originando o gênero Super Sentai (Super Esquadrão).
BATTLE FEVER J (03/02/1979 à 26/01/1980)
A primeira idéia era uma série baseada em um dos personagens mais populares da Marvel, o Capitão América, que na versão japonesa seria o “Capitão Japão”.Como o design do Capitão América acabou não sendo utilizado, foi pensado em um título japonês com a uma palavra da moda naquela época “fever”, passou a ser chamado então Battle Fever J.
O Capitão Japão se tornou então “Battle Japan”, o principal membro do Battle Fever J.
O único design utilizado pertencente a Marvel Comics, foi da época em que a editora ainda se chamava Timely Comics nos anos 40, que foi o design da Miss América.
Miss América - Publicação de 1944
Na equipe Battle Fever, formada por 5 guerreiros, somente o único membro feminino usa o mesmo nome e símbolo no uniforme similar a Miss America original.
Miss America (versão japonesa em Battle Fever J)
Em 1977, a Marvel Comics iniciou a publicação do gibi da heroína Ms. Marvel, que também influenciou o visual da Miss America do Battle Fever J.
Ms. Marvel nº1 (publicação de janeiro de 1977) Do visual foi aproveitado o cabelo, a máscara nos olhos, e o lenço no pescoço. Como o gibi da Ms. Marvel foi produzido praticamente na mesma época que Battle Fever J, acabou sendo o fator fundamental para a ocorrer a influência.
Ou seja, a Miss America de Battle Fever J é um híbrido das heroínas americanas Miss América de 1944 e Ms. Marvel de 1977.
Todavia, o já mencionado design do Capitão América que não foi utilizado, na versão de 1941 de Joe Simon pode se ver que o escudo do herói teve influência no emblema de sua versão feminina, a Miss América.
Capitão América de 1941O logo da própria Timely Comics lembrava o escudo antigo do Capitão América.
Denshi Sentai DENZIMAN (Esquadrão Eletrônico DENZIMAN - 02/02/1980 à 31/01/1981)
Denziman foi uma série que já fugia do padrão da Marvel Comics.
O único design aproveitado foi para a vilã Rainha Hedorian (interpretada por Machiko Soga), baseado no visual da Hela, a rainha da Morte.
Rainha Hedorian (Denziman) e Hela (Marvel)
A primeira aparição de Hela foi na edição nº 102 de Jorney Into Mistery (Março/1964).
Originada da mitologia nórdica, é uma criação de Stan Lee e Jack Kirb.
Confira o perfil da personagem no site oficial da Marvel:
Perfil de Hela, a Rainha da MorteTaiyou Sentai SUN VULCAN (Esquadrão Solar SUN VULCAN - 07/02/1981 à 30/01/1982)
Em SUN VULCAN, a última produção em parceria com a Marvel, nenhum design foi utilizado.
A única participação da Marvel foi nos títulos dos brinquedos e merchandising de produtos relacionados. Os produtos faziam parte da lista da M.C.G. (Marvel Comics Group).
Naquela época na embalagem da borracha escolar SUN VULCAN, o copyright era relacionado à TV Asahi/ M.C.G/ Toei
Conclusões
Nos três sentais foram usados poucos elementos da Marvel. É comum se criar personagens se inspirando em designs de criações de terceiros, muitos fazem isso sem ao menos precisar de parceria com os criadores originais dos personagens (vide o anime Rurouni Kenshin em que aparece samurais baseados nos designs do Gambit e Omega da Marvel).
A única produção que teve cara de parceria com a Marvel foi mesmo Homem-Aranha, embora seja uma série com uma receita totalmente japonesa, aonde os elementos utilizados além do herói principal foi o visual do Coisa do Quarteto Fantástico para o Machine BEM (Monstro Máquina) Sansão. O vilão principal, Professor Monster, parece ter sido meio baseado no Dr. Doom (Dr. Destino), mas nada comprovado oficialmente.
O Machine BEM Sansão da série Homem-Aranha da Toei é muito parecido com o Coisa do Quarteto Fantástico.
Pode haver mais influências, conforme for descobrindo postarei aqui.
Mesmo sendo fã da série japonesa do Homem-Aranha, não tenho como negar que essa parceria foi um fiasco em relação a adaptar os heróis Marvel para o Japão.
O lado bom é que graças a essa pseudo-união, o gênero Super Sentai se firmou no Japão, já que após Sun Vulcan esse formato de uma equipe com um robô gigante continou mesmo sem a Marvel estar envolvida, seguindo com a série Goggle V, ..., Changeman, Flashman, Maskman, entre outras até chegar em Zyuranger, a primeira série usada na adaptação americana Power Rangers, cujo gibi chegou a ser produzido pela Marvel Comics, que assim recebeu de volta seu filho bastardo.
Engraçado que hoje Power Rangers pertence à Disney, e a Marvel também.
Gibi dos Power Rangers lançado pela Marvel nos anos 90
Go Ranger e JAKQ (criações de Shotaro Ishinomori) são oficialmente considerados as primeiras séries Super Sentai, embora Battle Fever J que veio depois foi a série que originou o gênero.
Saiba mais.
Acompanhe a série do Homem-Aranha japonês legendada em português pelo
KN78 Fansub.
Fonte: Spider-Manブログ