terça-feira, agosto 30, 2011

3% - Piloto de série de ficção científica e drama

Por caso acabei achando esse piloto de um seriado brasileiro no youtube.
No início comecei a assistir a toa, mas acabou prendendo minha atenção para ver até o fim.
Encontrei alguns defeitos na minha concepção, mas danem-se os defeitos. Seria muita perda de tempo e arrogância comentar aqui, pois os caras fizeram o melhor que puderam. Nada precisa ser perfeito, aliás porque não existe nada perfeito.

Recomendo que assista e tire suas próprias conclusões.
Comento mais no final, um comentário agora seria spoiler, e aqueles que me conhecem sabe que odeio spoiler.

São 3 partes, mas acredito que se a primeira parte te prender, vai ser inevitável querer ver o resto.

O legal é que são atores desconhecidos (pelo menos pra mim), não tem aquelas figurinhas que estamos cansados de ver nas novelas da Globo.

Assista, e se tiver tempo, por favor, veja meus comentários (in)úteis no final.

Parte 1:




Parte 2:



Parte 3:



Além de assistir tudo, você ainda ficou aqui para ler meus comentários? Valeu!

Bem, vimos que a história gira em torno do lado de cá e do lado de lá.
O lado de cá pelo que esses jovens mostram parece que é o inferno na Terra, e deve ter alguma coisa muito boa do lado de lá para se submeterem a toda espécie de humilhação psicológica e moral, e até colocarem a vida em jogo.

Mas o que me prendeu a atenção dessa história de um futuro (não sei fala bem de época, e sim de um mundo) apocalíptico foi o fato que de certa forma já vivenciamos isso no atual mundo moderno.
O inferno do lado de cá seria algo como o desemprego, ou a busca por um status maior, e o lado de lá seria uma chance de emprego, ou de elevar esse status. Aí entram as famosas entrevistas de emprego e dinâmica de grupo, formas cruéis de seleção cujo critério só os selecionadores conhecem, e que colocam os candidatos que concorrem entre si num inferno psicológico aonde os mesmos nem sabem se o que vale são os seus valores importantes adquiridos em sua formação, ou encenar um personagem do que acham que a empresa espera deles, mas sem ao menos estar muito claro o que é esperado.
Se não bastasse a entrevista no qual muitas vezes devemos entrar fazendo um personagem ensaiado previamente, aprendido naquela apostila de como se portar para uma vaga de emprego, no qual coçar a cabeça pode significar insegurança, olhar para o lado pode significar dúvida, respirar pode mostrar ansiedade... e ainda por cima tem a humilhação em grupo... digo, dinâmica em grupo.
Aí começa o Topa Tudo Por Dinheiro, no qual os candidatos devem entrar em jogos idiotas que beiram o ridículo, fazer palhaçadas que jogam no buraco toda a sua dignidade como ser humano, em busca da sonhada chance de ter uma oportunidade melhor na vida.
Sempre encarei essas dinâmicas de grupo como uma psicologia usada para o mal, pois destroem a estima e dignidade de muitos seres humanos. E voltando ao seriado, vemos que essa psicologia perversa é utilizada de forma extrema para recrutar os candidatos que visam sair de um inferno da indignidade para o paraíso dos demônios (acabei enxergando o lado de lá assim).

Essa série mostra uma realidade que já ocorre de certa forma. É o rumo que esse inferno do mundo moderno e competitivo ao extremo, no qual o único valor é conquistar status, pode nos levar. Tive a impressão que se basearam nessa realidade que vivemos, e deram um toque militar e apocalíptico a coisa.

Os caras estão procurando um canal de TV interessado em viabilizar a temporada completa.
Aí esse processo seletivo cruel vale para os próprios produtores, pois as emissoras de TVs só se interessam na mesma programação alienante de sempre como reality shows, novelas manipuladoras e humor de mau extremo mau gosto. Coisa que engana esse povinho fuleira brasileiro.
Um seriado que faz pensar não interessa para os poderosos que querem mais é que o povo fique cada vez mais ignorante.

Boa sorte para os produtores de 3%!

Parceiros Destaques

Flávio Soares - Desenhos

Insector Sun - Site Oficial

KN78 Fansub

Visitantes