A série Guerreiro Dimensional SPIELVAN (Jikuu Senshi SPIELBAN no original) produzida pela Toei Company foi exibida no Japão em 1986 e no Brasil em 1991. Em 1995 o personagem foi transformado em J.B. Reese pelos americanos para a série VR Troopers da Saban.
Nesta trajetória foram lançados brinquedos pelos países que a série passou e fabricado por empresa diferentes. Vejamos alguns deles.
BANDAI (no Japão)
Em seu país de origem, o Japão, os brinquedos foram lançados pela empresa Bandai que já lança os brinquedos praticamente junto com a série. Só pra ter uma idéia, no Japão quando se estréia um tokusatsu no primeiro comercial de TV já aparecem os brinquedos relacionados as séries, é uma grande estratégia de marketing. Em compensação a Bandai faz os bonecos e veículos respeitando todos os detalhes, ficando bem semelhante aos personagens da série de TV.
Spielvan Action Figure
Spielvan em sua pose de herói e com sua arma Twin Blade.
Spielvan na pose de chamar sua moto.
Spielvan e sua moto Hoverian.
Veículos do herói
O herói pilotando sua moto Hoverian.
Detalhes da moto.
O tanque Gaios pode se transformar em Jet Gaios ou Drill Gaios.
Clique na imagem para ampliar.
Gran Naska, a nave-mãe de Spielvan.
KENNER (nos EUA)
Em 1995, quando a Saban adquiriu os direitos da série para o ocidente foi lançada a coleção de brinquedos VR Troopers, que ao invés de serem produzidos pela própria japonesa Bandai como aconteceu com Power Rangers, foi licenciado pela empresa de brinquedos americana Kenner.
Com a identidade de J.B. Reese foram lançados bonecos do Spielvan pela Kenner, vejam as fotos abaixo.
É... acho que dá pra fingir que este J.B. é o Spielvan...
Ryan Steele (Metalder), General Desloke na cor azul (?!!), J.B.(Spielvan) e Kaitlin (Diana). Sem contar as armas que são umas aberrações que nem aparecem nas séries.
Soldados Skugs (Soldados Clown em Spielvan), apesar de musculosos dá pra passar.
GLASSLITE (no Brasil)
Antes dos americanos o transformar em VR Troopers, Spielvan passou aqui no Brasil em 1991 e a série levava o nome de Jaspion 2. Os brinquedos de Spielvan e outras séries como Jaspion, Jiraiya, Jiban foram licenciados pela Glasslite, famosa por reaproveitar moldes de outros bonecos e criar armas e veículos que os personagens nem usam na série original.
Se o boneco americano é feio, este aqui além de feio é ridículo. Confiram nessas fotos um brinquedo produzido por uma empresa que acha que as crianças são burras.
O molde do capacete foi reaproveitado do boneco do Jaspion que foi lançado anteriormente, veja os detalhes.
Claramente se percebe que o capacete é do Jaspion e o corpo é do Robocop, só que pintados com as cores do Spielvan formando essa aberração. Isso não é o Spielvan, é um monstro!
Clique na imagem para ampliar.
Vejam que coleção ridícula. Carros, motos e tanques que o herói nunca usou na série!
A coleção americana é meia boca, e a coleção brasileira é a pior. Se tratando de Spielvan só as crianças japonesas tiveram sorte em após assistir a série, poder ir a loja e adquirir brinquedos decentes de nosso herói.
Por: Flávio Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário